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Cenário:

Atualmente, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas convivem com algum nível de intensidade de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Somente no Rio Grande do Sul, são aproximadamente 200 mil pessoas. A Unimed VTRP entendeu a alta demanda como uma oportunidade de oferecer atendimento especializado às famílias da região, estruturando uma clínica composta por uma equipe interdisciplinar, cujo ambiente foi pensado e projetado para simular um lar para treino de atividades cotidianas, desenvolvimento de atividades de interação social e de habilidades motoras e sensoriais. Nas salas de atendimento, os pais e cuidadores podem acompanhar o que acontece por meio de um vidro espião e microfone especial, além de receberem orientações e treino para estímulo do desenvolvimento de competências de seus filhos.

O espaço fica na sede da cooperativa, em Lajeado, e oferece atendimentos a clientes Unimed de toda a região, com estrutura inovadora no Rio Grande do Sul.

Incrível, né? Agora vem conhecer mais sobre esse projeto completo de experiência de marca. 😉

 

Desafio: 

Criar um naming e identidade que fosse humano, carinhoso, imaginativo, sensorial e colorido. E foi partindo da origem da palavra imaginar (do latim Imaginari, “formar uma imagem mental de algo”) que surgiu o nome “Imaginamente“.

A partir disso, o projeto começou a sair da imaginação! Se o espaço precisava ser acolhedor, receptivo, tranquilo e imaginativo, sua identidade também deveria seguir este conceito. Por isso, foram utilizadas formas geométricas simples, arredondadas e com cores claras que remetem à infância, além de um padrão iconográfico com referência ao mundo dos sentidos, representando a visão, audição, paladar, tato e olfato.

Para complementar, a identidade verbal da clínica também se estabelece no universo lúdico e sensorial da imaginação, tornando mais próxima e real a experiência do seu público com a marca.

TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Logo
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Sentidos
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_MIV_2
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Urso
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_MIV

Tons suaves e inclusivos:

A cor azul foi definida como símbolo do autismo, visto que este transtorno é mais comum em meninos. Porém, ela não acolhe a presença feminina no espectro. Por isso, a Unimed decidiu não utilizar tal cor.

Através de conversas com as equipes responsáveis pela Clínica e por meio de pesquisas realizadas durante o processo de criação, entendemos que as cores teriam uma importância fundamental para os pacientes. E foi por causa disso que cores suaves da paleta institucional da marca Unimed foram escolhidas, trazendo leveza, foco e estímulo a socialização.

TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Cores
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Materiais
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Camisetas
TOYZ_Unimed-VTRP_Imaginamente_Autismo_Cordao

Foco no consumidor e experiência de marca: o branding como aliado no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista

A criação da marca e da identidade visual do Espaço Imaginamente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo é um exemplo atual de um trabalho realizado em conjunto, articulando e otimizando diversos saberes a partir da perspectiva de brand experience. Com o objetivo de representar os valores da marca, de humanizar as relações e, principalmente, de atender as demandas de um público da organização, desenvolveu-se um espaço multissensorial capaz de gerar emoções e de integrar públicos e marca.

Filipe Bordinhão dos Santos Filipe | Publicitário, Doutor em Comunicação e Professor.

 

Quer saber mais sobre?

Ouça o Podcast Mingau de Aveia “Novos olhares sobre o Transtorno do Espectro Autista“, com a psicóloga Viviane Molinaro Reis, Analista de Atenção à Saúde da Unimed VTRP e uma das responsáveis pelo Espaço Imaginamente, aqui.

Leia o case publicado no livro “Cases Inspiradores: Comunicação na Prática” idealizado pelo grupo de pesquisa EstratO, da UFSM.

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Fotos: Simoni Helfer/Divulgação/Unimed VTRP