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Cenário

O propósito da Mercur é desenvolver produtos e projetos que possam melhorar a vida das pessoas. Dentre suas linhas de produtos, estão os Facilitadores de Atividades de Vida Diária, uma série de dispositivos que fazem parte da Tecnologia Assistiva, uma área interdisciplinar que tem como objetivo proporcionar ou ampliar habilidades funcionais e promover a real inclusão. Desde 2013, a marca vem cocriando em parceria com usuários, educadores e fisioterapeutas, recursos que auxiliem nas atividades diárias de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e já desenvolveram 30 produtos que auxiliam em tarefas como se alimentar, escrever, segurar objetos, escovar os dentes e até mesmo praticar esportes, com o objetivo de ajudar na autonomia e independência das pessoas.

Oportunidade

Ao analisar o cenário da marca e produtos, foi percebido que a linha de Facilitadores de AVDs da Mercur, além de não possuir identidade própria, também necessitava tornar visível não somente seus produtos, mas também quem o utiliza, por meio de estratégias de reconhecimento e educomunicação.

Mas quem são essas pessoas?

Usuário final: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como seus familiares;

Terapeutas ocupacionais e demais profissionais da saúde e da educação: responsáveis pela educomunicação, indicação dos recursos para os usuários finais e familiares;

Revendedores: farmácias e demais lojistas responsáveis pela venda e divulgação dos produtos para os usuários finais.

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E aqui surgiu o nosso desafio:

criar uma identidade com personalidade, que gere identificação por parte do público, deixando clara a forma de utilização dos produtos, que seja acessível e não trabalhe com conceitos capacitistas.

Vem conhecer o resultado desse projeto pensado com muito carinho para atender ao propósito da Mercur.

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Design acessível

Criar uma identidade para a linha de produtos não basta. É importante dar atenção a cada detalhe, para que ela seja acessível ao consumidor, por meio de técnicas de design que levam em consideração a boa compreensão das informações apresentadas. Neste projeto, tivemos um cuidado extra com uma série de itens, tais como: tipografia sem detalhamento, com boa legibilidade, alto contraste e que pudesse ser reconhecida por softwares de leitura de tela com facilidade; mensagens claras e objetivas; formas simples e de fácil reconhecimento, além de cores contrastantes para otimizar a leitura.

Para representar tudo isso visualmente, utilizamos a forma dos próprios produtos como elementos gráficos, a fim de reforçar a sua utilização e gerar maior identificação da linha. As cores selecionadas partiram das cores da marca: preto e verde – voltadas para a linha de produtos relacionados à saúde; lilás e azul – utilizadas na linha educacional.

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O material desenvolvido pela Toyz para representar a linha de Tecnologia Assistiva da Mercur foi impecável. Eles foram assertivos na entrega em entenderam muito bem o que a gente queria, respeitando todos os aspectos que consideramos essenciais, como acessibilidade, cores e formatos. A identidade visual foi muito criativa e trouxe leveza e alegria para apresentar os recursos. Ficamos muito felizes com a entrega!

 

Gabriela Klinger Kopp
MERCUR S.A.

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Fotos: Arquivo Mercur.